O conceito do projeto parte da ideia central da Araucária — uma fábrica de pães. O programa se divide entre área de produção, forneio e expedição, essa última dividida em duas – take away/delivery e salão interno.
A disposição da planta se dá a partir da organização do processo de fabricação, assim como a localização das aberturas – janelas e acesso — na fachada, que se estabelecem diante da relação do ambiente interno versus o que acontece na calçada.
Os cobogós são utilizados no fechamento de parte da área de produção, deixando o espaço com uma certa privacidade, mas ao mesmo tempo com entrada de luz natural. O volume do banheiro se posiciona no meio do salão de forma deslocada, quebrando o plano reto — que dá limite físico às áreas de produção — e tem seu fechamento superior em painéis de policarbonato translúcido.
A estética da fábrica – com seus equipamentos e estruturas aparentes – contrastam com os revestimentos artesanais escolhidos, como o granilite e os azulejos tipo zellige, além do mobiliário garimpado – em tons que derivam da identidade consolidada da marca, como o verde, vinho, laranja e bege.