Fechar

Pro­jeto com­er­cial
Copaca­bana, Rio de Janeiro
170m²

Lev­an­ta­mento: abr/​2018
Início da obra: abr/​2018
Obra con­cluída: jun/​2018

des­culpe o transtorno doc­u­menta o processo de (re) con­strução do Zagga Pizza Bar. Par­ti­mos da rein­venção con­stante do bairro de Copaca­bana, do seu público plural e seus fluxos, obser­vando como a ocu­pação dos espaços se mod­i­fi­cam.

O Zagga Pizza Bar foi pen­sado para per­mi­tir múlti­p­los usos, cenários e climas. O forno móvel, o coração do espaço, cria ocu­pações flexíveis de acordo com o dia a dia, ritmo e a rotina do lugar. Seja com o forno ao fundo e o salão todo ocu­pado, seja com ele no centro criando uma grande insta­lação artís­tica com­posta inten­cional­mente pelo mobil­iário não uti­lizado. A mar­cação dessas pos­síveis ambi­en­tações é feita no chão com fita isolante, como uma planta baixa em escala 1:1.

Como lev­a­mos em con­sid­er­ação todo o processo da obra, os mate­ri­ais uti­liza­dos na reforma do imóvel foram deslo­ca­dos para atin­gir novos usos: os andaimes, a antiga estru­tura metálica, a tela de pro­teção, os tapumes em com­pen­sado rosa, as placas trape­zoidais e a grade. Tal ideia de reuti­lizar os obje­tos também está pre­sente em grande parte do mobil­iário que foi adquirida através de garimpo, alcançando um novo tom de sala de estar para o espaço.

des­culpe o transtorno propõe um reg­istro dessa tra­jetória, dando atenção aos detal­hes do processo. As fotos têm como intu­ito dar vis­i­bil­i­dade às pes­soas envolvi­das e val­orizar os mate­ri­ais reuti­liza­dos.

Fotografia: Erick Dau, MZNO + Vava Leite
Ilus­tração: Gio­vanna Scal­fone
Obra: Elton, Junior, José Junior, Luis, Robson Luis, Rodrigo, Marcelo e Leonardo