Fechar

Casa das Pran­chas (não con­struído)
Recreio dos Ban­deirantes, Rio de Janeiro
530m²

Lev­an­ta­mento: jan/​2016

Ilus­tração: Tainá Lopes

O galpão da Casa das Pran­chas, situ­ado próx­imo à Praia da Macumba no Recreio dos Ban­deirantes, abriga hoje uma ofic­ina para conserto/​produção de pran­chas e uma pequena guardaria.

Devido à prox­im­i­dade com a comu­nidade do Ter­reirão, houve uma cres­cente demanda para ampli­ação de suas ativi­dades, prin­ci­pal­mente para aten­der à pop­u­lação local, em sua maio­ria cri­anças, que tem o desejo de praticar o esporte. Surge então a ideia de imple­men­tar no local um pro­jeto social, por ini­cia­tiva de uma ONG, e com isso nasce um novo pro­grama de neces­si­dade: salas de aula teórica e prática, lab­o­ratórios, ampli­ação da guardaria exis­tente, vestiários, refeitório, dor­mitório e um lounge.

Sua estru­tura ini­cial, com­posta basi­ca­mente por pilares de madeira e fechamento de telha de amianto, con­struída pelos próprios admin­istradores do local, se encon­trava bas­tante degradada e mal sub­di­vi­dida. Resolve­mos então, fazer a demolição total do galpão e partir do zero para nossa nova implan­tação, que foi definida basi­ca­mente por três questões: vista para o mar, ven­ti­lação e luz nat­ural.

O galpão rece­beu nova estru­tura em con­creto e as alve­nar­ias foram lev­an­tadas em toda a exten­são sul e ao fundo do ter­reno, para um maior aproveita­mento da luz e ven­ti­lação nat­ural, deixando a área norte livre, com pé dire­ito duplo para abri­gar a nova guardaria e o lounge. 

O novo tel­hado em madeira com lanternim e o fechamento em telha colo­nial garan­tem a ven­ti­lação nat­ural e a pro­teção tér­mica do galpão. O piso cimen­ti­cio com trata­mento anti­der­ra­pante, o uso do bambu e da madeira como ele­men­tos dec­o­ra­tivos e as próprias pran­chas de surf da guardaria, que foram dis­tribuí­das de forma estratég­ica, trazem cor e unidade para o con­junto arquitetônico.